quinta-feira, 28 de março de 2013

O gosto da vida

Oi, filha! Enquanto você cresce em ritmo acelerado dentro da minha barriga, o mundo aqui do lado de fora anda agitado. Estamos ajeitando a vida e a casa para a sua chegada. Já consigo imaginar você entre a gente, interagindo aos poucos com todos ao nosso redor. Nessa semana nasceu um amiguinho, filho de uma grande amiga minha, que já é mãe de duas gêmeas fofoletes. Foi uma delícia visitar o Guilherme na maternidade e imaginar que em breve será a nossa vez de presenciar seu nascimento.

Hoje você pesa pouco mais menos de 200 gramas e mede cerca de 13 centímetros. Estamos entre a 16ª e a 17ª semanas. Sei que nos próximos 20 dias você vai passar por um grande estirão, dobrando de peso e crescendo vários centímetros. Seu sistema circulatório e urinário estão em plenas condições de funcionamento, você inala e exala líquido amniótico pelos pulmões. Com a ajuda de um estetoscópio especial, já dá para escutar seus batimentos cardíacos. Poucas coisas são mais reconfortantes e emocionantes que ouvir o ritmo acelerado do seu coraçãozinho!

Outra coisa que está se desenvolvendo é o seu paladar. Lemos que existem estudos mostrando que os sabores dos alimentos consumidos pelas mães grávidas podem, de alguma forma, influenciar o tipo de comida que você vai gostar no futuro. Tenho me empenhado em explorar os sabores, para que você venha a apreciar as coisas mais gostosas do mundo, sem nenhuma frescura! Agridoce, apimentado, amargo, azedo, salgado, frutas das mais ácidas e cítricas às mais suaves. Seus pais têm um tipo muito parecido de preferência alimentar. Tomara que você entre pro mesmo time e também dê um viva à pizza de pera com gorgonzola, ao sanduíche de queijo brie com geleia de damasco, ao rosbife com chutney de manga e mostarda preta.

2 comentários:

  1. bota aí na lista: nachos com guacamole.
    porque no futuro teresa será nossa companheirinha de puebla!
    mais uma gatinha pro time!

    ResponderExcluir
  2. e risoto de limão siciliano!!! de preferência feito pela sua mamãe. enquanto eu brinco com você ela pode fazer pra gente, tetê. hihihih

    ResponderExcluir