quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Politicamente correto

Ontem, ouvindo a CBN (hábito compartilhado pela mãe), me deparei com a notícia que a Volkswagen iria retirar a campanha do Gol chamada “Superstição" porque ela associa um gato perto a azar e o bicho é espantado pela água do limpador de vidro do capô do carro. 

Segue a explicação do caso:

Segundo os consumidores reclamam nas redes sociais, no vídeo, após o motorista estacionar o veículo e o desligar, aparece um chaveiro com um pé de coelho. Então, um gato preto pula no capô e o slogan "não dá para contar só com a sorte" aparece. Para espantá-lo, o motorista aciona o limpador de para-brisas, o que, para os consumidores, estimula os maus-tratos aos gatos pretos, já que eles estão sendo associados ao azar.

Na boa, eu não quero que meu filho cresça num mundo politicamente correto assim.  Quero que ele cresça num mundo de respeito e afeto. Não é uma imagem como essa que vai estimular meu filho a maltratar um animal. Não é porque ele canta “Atirei o pau no gato” na versão antiga que ele vai querer ser um exterminador de bichanos. 

Acredito que exemplo se dê em casa. Valores nascem da educação dos pais e ninguém substitui a educação dada dentro de casa. Não adianta colocar o filho na frente da TV e culpar a programação por tudo. Lembrem-se, você tem o direito de desligar o TV e brincar com seu filho. Mostre o que é uma piada, o que é bom humor, ensine que gatos negros são injustamente acusados de má sorte, explique que muito são sacrificados por ignorância por isso, essa é a função dos pais. Isso dá trabalho, mas é sua obrigação.

Quero que meu filho saiba o que é uma piada e ria. Não quero que ele entre no Facebook contra uma marca de catchup porque filmou a história dos dois tomates atravessando a rua. Eu nunca cantei a versão politicamente correra de “Atirei o pau no gato” e nem por isso fico chutando bichinhos, aliás, minha barriga é morada tranquila dos folgados gatos de minha irmã (será que posso escrever que os gatos são folgados ou estou agredindo os pobres animais?). 

2 comentários:

  1. Só digo uma coisa: essa é uma criança de sorte! Que pais maravilhosos ela foi arrumar! ;)

    ResponderExcluir
  2. eu cantava atirei o pau no gato, foi como eu aprendi. Cresci e hoje tenho 03 gatos. Se ver alguém maltratar um animal sou capaz de socá-la.
    Não vi a propaganda da VW mas particularmente não sou fã de animais em comerciais, programas de tv entre outros mas gosto de ver vídeos caseiros no youtube onde o momento é registrado. Faz sentido? Não sei.
    Infelizmente não é retirando a propaganda do ar que fará com que as pessoas respeitem os animais e sim educando, trabalho cansativo mas que só gera bons resultados e educação eu sei que meu/minha sobrinho/a terá.
    Agora meus gatos não são folgados, eles só gostam de dormir em lugares fofinho!!!!

    ResponderExcluir