quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Música para criança não precisa ser imbecil

Sou um cara apaixonado por música. No sinaisdefumaca.zip.net quase todo post é sobre música. Adoro tanto que continuo insistindo em tocar violão, mesmo sem nenhum talento.

Na boa, sei que parece meio ridículo, mas me preocupo muito com o que meu futuro filho vai ouvir. Você leitor pode dizer: “Tem milhares de coisas mais importantes com que você deve se preocupar”! Está certo. Você tem toda razão. Mas pra mim, música é fundamental.

Tenho certeza que não vou conseguir escapar da contaminação da Galinha Pintadinha da época, mas não precisa ser só isso. Tem tanta coisa feita para criança de valor e talento. Ele não precisa saber contar com a Xuxa. Não Mesmo! Eu aprendi com o Vila Sésamo.

Ele não precisa ser fã do Patati Patatá (o Coringa é um palhaço bem mais legal!), Carrossel e outras coisas terríveis. Ele pode crescer ouvindo “A Palavra Cantada". Sandra Pires e Paulo Tatit conseguem fazer coisas lindas, criativas, gostosas e nem um pouco idiotas.



Ainda tem o projeto “Pequeno Cidadão” com o peso de Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Bastos e Antonio Pinto. O CD tem uma qualidade incrível e músicas que hipnotizam a garotada para o bem. Os clips são deliciosos.



E tem surpresas também. Eu odeio Adriana Calcanhoto, mas Adriana Partipim é do grande cacete. Ela transcende. Nada de lamentações de dias nublados, agitação e boa música, com todas as referências possíveis.



A avó paterna, sabendo da fixação do filho por música, deu de presente pro Bento “Paralamas para Bebê”. O pai foi guardando coisas pela vida para quando esse momento chegasse. Coisas como “A arca de Noé”, “Plunct, plact, zum” e “Castelo Rá Tim Bum”.



Para mim, a maior prova de que a música pode ser genial e pode agradar adultos e crianças vem de um dos meus grupos preferidos. O Pato Fu gravou um CD e depois um DVD sensacional com músicas deliciosas só com sons de brinquedos. O que eles fizeram em “Música para Brinquedos” é impressionante.



E é isso que quero para meu filho. Quero que ele se apaixone pelo ruídos do seus brinquedos e descubra a música desde o útero. Quero que ele explore instrumentos, melodias, descubra métrica e rima brincando. Quero que ele ouça todo esse time acima e muito mais. E para incentivar ainda mais, o pai já fez o primeiro set list do bebê com as versões originais de Beatles, Ramones e Iron Maiden. 

2 comentários:

  1. quando eu via todos esses cds de músicas para bebês a primeira coisa que aparecia na minha cabeça era: não vejo a hora do GG ser pai para comprar.
    pronto! agora estou com um monte aqui para te dar de presente!!!!
    aproveitando: me passa o endereço de vocês para eu poder enviar.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Confesso que quando estava grávida do Guilherme eu pensava: Ah! meu filho só vai ouvir Ramones, Pearl Jam, Pink Floyd, Beatles, Hed Hot, ACDC, Concrete Blondie, Rush, Rappa, Legião, entre muitos outros.
    Mas a realidade é dura e me pego cantando músicas da Galinha Pintadinha e Backardigans, ele tem 1 ano e 10 meses, ainda da tempo de doutriná-lo e um dia hei de ouvi-lo cantarolar o solo de guitarra do inicio daquela música do AC DC: "You Shook Me All Night Long" (quem conhece sabe do que estou falando)
    Outra coisa, o pai é Flamengo e eu sou tricolor, mas isso é outra história...

    ResponderExcluir