domingo, 10 de março de 2013

Cabelos e passado

Pelo e-mail, o guru eletrônico do Babycenter me avisa que Teresa já tem cabelo. No meio do caos do plantão, essa notícia me provoca um sorriso e o pensamento: Como serão os cabelos de Teresa?

Eu nasci loiro de cabelos lisos. A mãe tem os cabelos quase de índia. Será que nossa menina vai nascer com cabelos lisinhos? Ou será que os genes espanhóis de Dona Maria e libaneses do Seu David vão imperar? Se for assim, Teresa vira com os cabelos negros e cacheados.

Bom pensar nisso. Agora, quase no fim do plantão, quando finalmente tive um tempo para preencher a tela branca do computador com pensamentos e devaneios, lembrei de minha bisavó lavando os cabelos. Era uma das poucas vezes que víamos a Dona Maria com os cabelos longos soltos – geralmente estavam guardados numa redinha. Uma lembrança que pode parecer banal, mas que despertou, além de saudades, a gostosa sensação de ter minha avó por perto, olhando por Teresa. Afinal, ela foi a primeira a saber que era menina, né?

No fim desse domingo, saio do trabalho leve e feliz, tomado pela alegria de saber que minha filha, com suas 14 semanas de formação, tem o poder de me transportar para os lugares mais especiais. 

2 comentários:

  1. se tiver cabelos cacheados, me prontifico a ser a tia que dá dicas pra cuidar dos cachos! ;)
    sei que terei que dividir o posto com a maíra, mas tá valendo.

    ResponderExcluir